segunda-feira, 7 de janeiro de 2013
Cientistas atingem temperatura menor que o zero absoluto
Físicos da Universidade Ludwig Maximilian na Alemanha atingiram uma temperatura menor que o zero absoluto, reescrevendo as leis da física no processo.
Isso foi atingido através da construção de gás quântico usando átomos de potássio, juntos com um grupo de rede padrão por campos magnéticos e lasers. O campo magnético foi rapidamente ajustado, fazendo que os átomos transitem rapidamente do estado de baixa energia para o maior estado possível, tudo enquanto os lasers mantêm os átomos no lugar. Com esse estado negativo de temperatura, o gás mergulhado em "um bilhão de Kelvin abaixo do zero absoluto."
Com essa descoberta, vieram efeitos colaterais bastante interessantes, induzindo para uma potencial "novas formas de matéria". Por exemplo, enquanto átomos são geralmente puxados para baixo pela gravidade, esses abaixo de zero absoluto iriam de baixo para cima. Eles também mostram características muito parecidas com a matéria escura, a qual é (hipoteticamente) responsável pela expansão do universo. É uma animadora descoberta, que nos empurra para além das teóricas "barreiras" da física.
Fontes: Scientists Reach A Temperature Lower Than Absolute Zero
Negative Absolute Temperature for Motional Degrees of Freedom
Para saber mais: Matéria escura
Escala Absoluta de Temperatura
Como funciona a temperatura
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário